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A Escola dos Doutores da Alegria é uma escola de arte, com pedagogia própria no ensino da máscara do palhaço. Ela prepara estudantes e artistas para intervir em palcos diversos, improváveis, onde as escolhas os levarem.
A Escola dos Doutores da Alegria trabalha com o conceito de saúde de forma ampla, envolvendo inclusão, tolerância, diálogo, convívio inclusive com o sintoma, inclusive com a doença; assim como a tristeza e a alegria.
E assim como tudo o que implica estar vivo: história, futuro e presente, caos e equilíbrio, indecisão e dissonâncias, confusão e certeza, se alternando na busca do ser humano para sentir-se completo e, portanto, sem possibilidade de fim.
É pela prática de arte que norteamos nossas ações e o palhaço é nosso território, nossa expressão, o ser e o estar. Falar em linguagem do palhaço é falar da sombra, da presença, da verdade, do fingimento, da crueldade, da crítica, da ingenuidade, do medo, da irreverência; na repetição e no improviso. Na graça e na tragédia nos constituímos. E tolo seria enfrentarmos tais traços sem um treino em arte.
O palhaço como linguagem não existe sem o outro, seja o outro uma paisagem, um objeto, um alguém, um sentimento. No seu reflexo, no seu comentário, na sua estrutura, é quase sua razão de existir.
Somos artistas, acreditamos que a arte tem potência de eixo, tange o ser humano de maneira subjetiva e profunda, provocando e promovendo, reavivando as emoções e despertando o pensamento e a ação.
A Escola possui dois sistemas de formação, criados a partir das demandas dos públicos com os quais atuamos há mais de dez anos. Os programas e cursos se desenvolvem majoritariamente em São Paulo, onde fica a nossa sede, com possibilidade de ações e cursos pontuais em Recife e Rio de Janeiro.
Coordenadora Jurídica dos Doutores da Alegria e sócio-fundadora do escritório Barbieri Assessoria em Projetos Culturais e Sociais.
Integra o Núcleo de Formação e Pesquisa da ONG e ministra oficinas de elaboração de projetos e oficina institucional no programa Palhaços em Rede.É especialista em Direito no terceiro setor e em gestão de organizações sociais pela PUC.
Tem quatorze anos de atuação no terceiro setor. Sólida experiência em planejamento estratégico organizacional, estruturação, supervisão e avaliação de projetos sociais e culturais e monitoramento de atividades e ampla atuação com leis de incentivo fiscal e convênios com poder público.
Ator, diretor, dramaturgo e educador. Graduado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, esteve em cerca de 25 espetáculos, alguns deles premiados, e 4 longas-metragens, trabalhando, entre outros, com Cida Almeida, Tiche Vianna, Pedro Pires, Cacá Carvalho, Ednaldo Freire, Wladimir Capella, Laís Bodanski, Hector Babenco e Fernando Meirelles. Integrante da Cia Baitaclã.
Está nos Doutores da Alegria desde 1998.
Atua nos Doutores da Alegria desde 1993 desenvolvendo pesquisas sobre os efeitos da atuação nos hospitais.
Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Social pela PUC-SP com formação em Psicologia Hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. Publicou os livros Soluções de palhaços – Transformações na realidade hospitalar (1998, Editora Palas Athena) e Boas Misturas – A ética da alegria no contexto hospitalar (2003, Editora Palas Atena).
Ministra aulas e cursos para estudantes e profissionais da saúde.
Ator formado pela UNICAMP. É artista formador e tutor do programa Palhaços em Rede dos Doutores da Alegria e professor de Expressão Corporal no Colégio Santa Cruz/SP. Lecionou de 2001 a 2003 no Colégio Equipe sendo orientador em dois projetos com alunos do Ensino Médio que atuam em posto de saúde e hospital: Chá de Cadeira e As Comadres.
É professor no MadAlegria – Programa de Extensão da USP – desde 2012. Em 2013 é convidado, junto com a equipe de formação dos Doutores da Alegria, a dar aulas na disciplina de Semiologia e Propedêutica no curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina. Como ator atuou em diversos espetáculos e musicais, como Senhor Dodói e Vamos Brincar de Médico, A Comédia dos Erros e Ricardo II com a Cia Razões Inversas; Musical – Cabaré da Santa e Single Singer’s Bar com o Grupo Folias D’Arte e O Mágico de Oz. Também atuou no cinema e em diversas campanhas publicitárias. Está nos Doutores da Alegria desde 1995.
Atriz formada pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq – cursou os dois anos artísticos e o terceiro pedagógico -, onde foi aluna de Norman Taylor, Jos Houben, Marc Fremond e Paola Rizza, entre outros. Participou por três anos do Fringe Festival na Irlanda com dois espetáculos indicados para melhor produção: “Master Shuttefate” e “Bolt Upright”.
Lecionou no Corservatoire Nacional de Region de Sergi Pontoise em Paris ministrando aulas de palhaço e movimento. No Brasil, além dos espetáculos “Luluzinhas”, com Guta Stresser e Mel Lisboa, atuou em mais de 100 comerciais de televisão e mantém um programa na TV Cultura com Fernando Alves Pinto. Ministrou curso de bufão para a companhia principal de “Os Satyros” de maio a setembro de 2007.
Faz parte dos Doutores da Alegria e da equipe de formação da instituição, atuando nos programas Palhaços em Rede e Formação de Palhaços para Jovens.
Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP. Participa do Núcleo de Formação e Pesquisa do Doutores da Alegria, equipe responsável pela criação da Escola, que desenvolve pedagogia própria no ensino da linguagem do palhaço para diversos públicos. Integra o elenco dos Doutores da Alegria desde 1993, atuando como palhaça nos hospitais, eventos e no Midnight Clowns.Escreveu o roteiro de “Vamos Brincar de Médico”, com direção de Pedro Pires, que ganhou os prêmios APCA e FEMSA 2006 pela transposição do trabalho social para o palco. Em 2013 atuou em “O Homem que Fala”, com direção de Celso Frateschi, baseado no livro O Homem Que Confundiu sua Mulher com um Chapéu, de Oliver Sacks. Como atriz trabalhou sob a direção de Gianni Ratto, Celso Frateschi, Francesco Zigrino e Regina Galdino. Atriz convidada da Cia Os Satyros, participou dos espetáculos “Transex, A Vida na Praça Roosevelt” e “Inocência”, sob direção de Rodolfo G. Vasquez, e de eventos como As Satyrianas. Na Troupe de Atmosfera Nômade, grupo que pesquisava a linguagem do palhaço, atuou sob a direção de Cristiane Paoli Quito.
Atriz graduada pela Escola de Arte Dramática da USP, também é psicóloga e instrumentista. Trabalhou, entre outros, com Celso Frateschi, Cristiane Paoli Quito, Antônio Araújo, Pedro Paulo Bogossian. Ruth Rachou, Ismael Ivo e André Riot-Sarcey. Realizou oficinas teatrais em empresas e centros populares e é integrante do Teatro dos Quinto. Está nos Doutores da Alegria desde 1993.
Na Troupe de Atmosfera Nômade, grupo que pesquisava a linguagem do palhaço, atuou sob a direção de Cristiane Paoli Quito.